Cão Feliz

Os cães possuem traços que muitas vezes podem ser difíceis de lidar, alguns são agressivos, medrosos, ferozes, brincalhões em excesso, há aqueles que possuem deficiências físicas etc. Os motivos variam, por exemplo, um cão que sofreu muito na vida por abuso humano pode se tornar agressivo devido ao trauma, um cão que sempre teve uma família que ria de suas ações ou nunca tomou repreensão por seus atos errados se tornará desleixado e inconsequente, cães que possuem deficiências físicas como problemas auditivos ou visuais, podem ser adestrados também, embora seja mais complexo o adestramento vale muito a pena para que o cachorro não tenha hábitos ruins.

A questão é que os cães não sabem se expressar quando não adestrados e ficam frustrados por não saber como ser notado pela família, pois assim como nós os cães possuem sentimentos, podem ter depressão, tristeza e felicidade.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam o adestramento não irá fazer seu cão temer você, só ensinará limites e que o cão deve obedecer seu tutor, ensinará o dono a ter pulso firme com o cachorro sem traumatizar o mesmo. Desde pequenos os cães já se mostram dispostos a dominar o território, as brincadeiras de morder são um sinal disso, eles testam as forças.

Para você ganhar o respeito de um cão, você deve se ver como líder e agir como um, os cães vêem suas famílias como a matilha deles. E se você é o líder, deve ser respeitado e cuidar de seus familiares, o seu cão sempre irá tentar assumir à frente, será desafiador, mas com paciência e um bom adestramento, você conseguirá manter sua posição sem dificuldades.

O adestramento muda tudo, pois os cães não nascem sabendo como se comportar, eles aprendem conforme a vida passa e ganham experiências. Caso você o deixe aprender de forma não regrada e o deixe fazer o que quiser, pode gerar grandes problemas no futuro como brincadeiras agressivas e fora de hora, destruição de objetos e móveis, será impossível receber visitas com o cão solto, o cão irá mexer nas lixeiras da casa, entre outros. E para evitar ainda mais que seu cão mexa em locais indevidos invista em brinquedos interativos, o ambiente tem de servir como distração a ele mas da maneira certa, deixe alguns brinquedos em locais acessíveis para ele se divertir ou gastar o tempo, isso evita que móveis e objetos se tornem um mordedor.

As regras e comandos existem para manter a ordem, isso não irá deixar seu cão menos carinhoso ou apático, só auxiliará você a ter um lar sem dores de cabeça, com o cão sob controle até a vida do próprio ficará mais fácil, ele entenderá que ao precisar de algo ou sentir algo vai poder contar com você.

Algumas regras simples mais importantes são dizer “não” (quando o cão está errado), jamais ser violento, quando o cão acertar na ação o elogiar e para ajudar no adestramento use petiscos para incentivar o bom comportamento.

Por que não se pode usar da violência? Usar da violência só irá piorar a situação. O cão pode ficar agressivo ou medroso, e nenhum desses sentimentos significa que ele possui respeito por você. Ao dizer “não” para o cachorro ele saberá que fez errado e provavelmente não vai repetir o ato. Vale lembrar que o tom não precisa ser frio ou agressivo, apenas seja firme ao falar.

 

O adestramento não será eficaz caso em alguns momentos você fique rindo da ação do cachorro e em outras o repreende. Isso não pode acontecer, o cão deve entender que aquilo é errado e não repetir, o riso é uma forma de mostrar ao cão que você está feliz com a ação do mesmo e por ele ver que você está feliz fará a ação errada de novo. Tais coisas como esfregar o nariz do cão na urina, nas fezes ou então bater no cão não será nada eficaz!
É muito importante que o adestrador e o cão tenham um nível de atenção elevado, pois assim o cão aprende mais rápido e você perde menos tempo em um só comando, há algumas formas de fazer seu cão ter mais atenção como falar com um tom mais baixo, ter ações imprevisíveis, por exemplo, se seu cão lhe obedeceu e você o dará um agrado, assim que ele fizer o comando dê ou jogue em sua direção, a recompensa, se ele estiver prestando atenção irá pegar de primeira. É bom ressaltar também que o tutor deve dar atenção positiva ao cão, quando se dá atenção apenas para comandos ou broncas o cão pode começar a fazer traquinagens para ter atenção, mesmo que seja negativa.

Uma boa explicação do porque o cão precisa de um líder está neste trecho do livro “Adestramento Inteligente” do ilustre adestrador de cães Alexandre Rossi.

“Os cães na matilha necessitam de um líder, um cão que graças às suas habilidades conduza os demais. Inúmeras regras são impostas por ele ao grupo. A marcação de território, por exemplo, geralmente cabe ao líder da matilha; portanto, quando nosso cãozinho sair pela casa urinando, provavelmente estará disputando a liderança ou acreditando ser o líder da matilha. […]”

Mas calma, isso não significa que você terá de iniciar uma briga devido ao território. Isso não será necessário, pois somos racionais e podemos agir de forma humana, o adestramento pode resolver problemas como estes, a marcação de território é muito comum, mas pode gerar um problema grande em casa devido ao odor e sujeira, ao notar que seu cão urinou em local errado limpe e neutralize o cheiro com algum produto específico para isso, não vai adiantar repreender o animal após ele ter feito a urina há muito tempo, ele não saberá o porquê de estar levando uma bronca.

O adestramento feito por um profissional terá muito mais efeito e eficácia em menos tempo do que um adestramento caseiro. Os adestradores possuem as técnicas corretas de adestrar um cão, e com tudo correndo bem seu cachorro irá te respeitar e obedecerá seus comandos com maestria.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *