Cão Feliz

Métodos seguros de dar remédio para cães

Métodos seguros de dar remédio para cães

Você tem cachorro em casa? Na hora de medicar ele reluta? Bom, saiba que esse problema infelizmente muitos tutores enfrentam, alguns até mesmo desistem de dar o remédio para o cão. Essa missão realmente é difícil no começo, entendemos a dificuldade dos tutores, por isso separamos algumas dicas que vão ajudar você a dar o remédio de forma correta para seu pet, evitando que ele fique sem a medicação e mantendo a saúde em dia.

O princípio básico para conseguir medicar o seu cão é evitar o estresse.

Paciência e calma é o segredo. Quando o cachorro é forçado a receber a medicação, ocasionando todo um estresse, isso pode gerar um trauma no animal, tornando a experiência traumatizante e dificultando ainda mais a missão. Por isso, mantenha a calma e como todos nós sabemos lidar com os cães é preciso muita paciência.

Entre comprimidos ou remédios líquidos, o campeão de rejeição é o comprimido por ser mais difícil quando vão engolir, causando também um incômodo no pet. Mas calma tutor,   nada está perdido quando você tem a Cão Feliz como amigo! Separamos dicas formidáveis que vão ajudar você a medicar o seu pet calmamente, porém, você precisa encarar essa missão com muito amor e carinho com seu cão.

Posso oferecer remédios humanos ou caseiros para cães?

JAMAIS! Além de ser extremamente prejudicial para o animal, você também pode colocar a vida do seu animal em risco. Pense que o sistema imunológico do pet difere do nosso. Os remédios apropriados para humanos não servem e nem devem ser oferecidos para cães, gatos, pássaros ou qualquer outro animal.

Somente medique o seu pet com prescrição médica após a consulta, somente um médico veterinário saberá falar a medicação certa para cada animal. Existem alguns casos que precisam de um tratamento ainda maior. É indispensável manter as consultas em dia do seu pet, afinal, a felicidade do seu cachorro é a sua também.

Como dar comprimido para o cachorro?

Primeiro passo:

Leve o seu cachorro para um ambiente calmo e confortável, mantendo o pet completamente tranquilo com toda a situação. Assim você vai conseguir fazer carinho, brincar e até mesmo oferecer petiscos, deixando o momento bem descontraído e feliz. Não se esqueça; paciência, calma e amor com seu cachorro.

Segundo passo:

Em seguida, com movimentos suaves e com uma das mãos, segure o focinho e, com os dedos da outra mão, levante o lábio e os dentes juntos, na tentativa de abrir a boca. Após isso, coloque o comprimido o mais longe possível da ponta da língua do cachorro, próximo à garganta. Em seguida massageie a garganta do cachorro até ele engolir o comprimido. Depois que o segundo passo funcionar recompense o seu pet com muito carinho.

Não funcionou. O que fazer?

Calma, se o seu cachorro tem o temperamento um pouco elevado e insiste em não aceitar o medicamento, será necessário você passar para o próximo passo que podemos intitular como “Passo bônus para cães espertões.” Ofereça o remédio com carnes ou salsicha, porém, cuidado, alguns cachorros mesmo comendo a carne com remédio podem cuspir o alimento, são muito espertos, não é mesmo? Antes de oferecer também o remédio com alguma carne consulte o seu médico veterinário para verificar quais tipos de carne o seu cão pode comer. Não queremos pet doente em!

Um cuidado maior será necessário para aqueles comprimidos que não podem ser partidos e, normalmente, os que podem (para ajuste de dose) acompanham uma marcação indicando o corte no próprio comprimido. Se for necessário fazer um ajuste o médico veterinário informará da melhor maneira possível. Você conseguiu dar o comprimido para o seu cachorro? Deixe seu comentário logo abaixo para nós! Vamos conferir todos.

Uai! Não vai ter dica para medicamento líquido?

Parai jovem tutor, vamos agora mesmo orientar a melhor forma para medicar o seu pet com remédios líquidos.

Primeiro passo:

É importante você ficar atento logo no início. Comece medicando o seu pet sem pressa a ponto dele engasgar ou cuspir.  Alguns tutores erroneamente administram rapidamente o medicamento em sua forma líquida, porém essa prática pode fazer com que o cachorro engasgue ou cuspa o conteúdo. A melhor forma é você medicar pelo canto da boca do animal, entre a “bochecha”, boca e dentes.

Na maior parte dos casos os medicamentos líquidos são mais aceitos pelos cães por serem mais palatáveis, mas isso não significa que todos os cães vão aceitar. Mesmo sendo líquido alguns cães podem relutar por tomar o remédio. Se surgir essa situação, recomendamos que você utilize ração úmida com o medicamento, isso ajudará o cachorro.

Reforçamos que é importante você jamais oferecer remédio para o seu cão sem prescrição médica veterinária. Somente o médico pode falar o melhor remédio para o seu pet, nada de oferecer remédios humanos para o seu cão.

Você já assistiu nossa live abordando esse tema?
No Instagram @caofelizonline, temos uma super live apresentada pelo franqueado Néstor abordando esse tema, lá você encontra algumas dicas exclusivas que somadas com a da matéria vai ajudar ainda mais nessa missão. Não vai deixar de conferir, né? Acessá la, aproveite e confira o conteúdo da nossa página, abordamos diversos temas sobre o mundo canino.

 O adestramento de Cão Feliz pode ajudar você!

A ajuda de adestradores profissionais traz resultados ainda melhores. Aqui na Cão Feliz você encontra os melhores métodos e profissionais para adestrar o seu cão. Entendemos que vários tutores não conseguem manter uma rotina para iniciar o adestramento por causa de trabalho e outros afazeres que são importantes, mas não se preocupe, NÓS PODEMOS AJUDAR! Entre em contato e conheça nossos serviços, temos certeza que o adestramento vai mudar a vida do seu cão e a sua também! Usamos um guia com os tutores para ajudá-los a ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar correto, além de uma planilha que criamos com o passo a passo a ser seguido, assim será possível alcançar os resultados desejados.

Confira também o curso sobre adestrar filhotes  no perfil da @caofelizonline no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *