A liderança é uma estratégia que funciona muito bem para quem busca um cachorro mais equilibrado, respeitoso e, acima de tudo, feliz. Essa liderança pode ser difícil quando não feita corretamente e no momento certo, tornando-se extremamente prejudicial para o animal. Por isso, aconselhamos que você fique por dentro dos pilares de liderança da Cão Feliz. O princípio de todo ensinamento é a paciência, isso serve tanto para nós humanos quanto para os animais. É preciso insistir, ter pulso firme e amor para lidar com os cães garantindo dias melhores para o pet. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o texto.
Seja o líder que seu cão precisa!
Citamos anteriormente, seja líder do seu cão. Não chefe. Mas sim, líder. Essa é uma das ideias mais básicas que um cachorro filhote busca encontrar quando chega a um novo lar. Quando ele não consegue perceber controle e administração, por consequência ele se sentirá no poder de fazer o que quiser. Isso é ruim, principalmente quando você deseja que seu cachorro seja obediente. Não vai deixar a liderança para depois, né?
Claro que essa tarefa não vai ser fácil, para lidar com o seu cão corretamente é preciso paciência, afinal, ele é apenas um pet que precisa da sua ajuda. Lembre-se, a liderança faz muito bem para a saúde do seu cão. Um tempo será necessário para investir nisso, até que ele perceba quem é responsável por quem. Isso exige confiança, treino e, acima de tudo, muito amor.
Instinto Natural
Sim, por mais que olhamos para os cães como os nossos filhinhos eles são animais, sendo assim, vão se comportar como animais o que é natural. Sabemos que os pets têm instintos que os fazem ir para um caminho ou para outro. Um dos instintos mais marcantes em um cachorro é a liderança. Ao chegar em um novo lar o cão logo associa as pessoas daquela casa como membros da matilha, esperando que alguém lidere, assuma o controle de toda a situação.
Ao liderar você impõe limites, autoridade, mostra o que pode, o que não pode, estipula horário e locais para comer, etc, então você vai está assumindo o controle. Quando não há sensação, ou seja, quando o cachorro não percebe a figura de um líder no ambiente não existe, logo ele tomará as rédeas, de forma instintiva. Aconselhamos também que você opte por ser líder do seu cão com ele ainda filhote, isso facilitará a absolvição dos ensinamentos e uma vida feliz e saudável para toda a família.
Agressivo, mal educado, desrespeitoso com os membros da família e possessivo são comportamentos que o seu cachorro vai ter de forma instintiva, sem maldade, ele agirá dessa forma para impor uma liderança. É nessa hora que você deve agir como um verdadeiro líder para o seu cão. Seu pet precisa saber que você é o tutor dele.
Qual a diferença entre líder e chefe?
Geralmente as pessoas confundem entre líder e chefe, mas calma aí que vamos explicar para você essa diferença. O chefe só vai mandar, o líder vai guiar os caminhos dos liderados. Sentiu? Para o seu cão o liderar funciona melhor do que o mandar, desta forma, busque treinar o seu cão corretamente. Um grave erro que muitas pessoas cometem é se apagarem ao fato de serem donos do animal e apenas mandam e desmandam, errado? Sim, não adianta apenas apontar para o seu cão para ele fazer isso e aquilo se ele não entende o que você deseja transmitir.
Esse processo de liderança não é fácil, mas é simples. Deve ser feito de forma certa para que o cachorro não associe a sua imagem com algo que ele tenha medo ou pavor, afinal, não queremos um doguinho infeliz com o comportamento que ele tem por falta de uma liderança, né? Os cães são condicionados a situações, respeitar e entender o seu pet é primordial para uma liderança bem sucedida.
O seu cachorro precisa de adestramento
Adestramento para cães é algo extremamente necessário! Esse método que muitas pessoas simplesmente consideram inacessível ou banal é importantíssimo para a vida do animal. O tutor só vai conseguir liderar o cachorro através do adestramento. Aqui na Cão feliz você encontra os melhores métodos, estratégias e profissionais para elaborar situações para que o cão aprenda, seja respeitoso e educado, conforme as nossas realidades.
Impor limites
Um bom líder impõe limites de forma inteligente. Ele não se altera, briga e muito menos ordena. Porém, ele cria meios para que o cachorro entenda o que é certo e errado, para não cometer os mesmos erros. O que você precisa fazer é, de alguma forma, condicioná-lo a fazer o certo. Não é preciso ficar brigando com seu cão, gritando e em alguns casos infelizmente existem agressões, o que é grave. Impor limites conscientemente está além de apenas mandar, o seu cão precisa acima de tudo de um amigo que vai saber guiá-lo corretamente.
O tom de voz é importante!
Os cães levam em consideração o tom de voz. Palavras de ordem, curtas podem ser aplicadas ao cachorro para impor limites, agora brigar, gritar com o seu cão só deixará ele triste, não resolvendo o problema. É normal se estressar com um xixi feito fora do lugar, alguns chinelos preferidos mordidos pelo cão, mas é necessário ficar atento(a) ao tom de voz. Um simples “Não” já basta para o cachorro, claro ele vai aprender com o tempo.
Motivos
Mas espera, eu li toda essa matéria e ainda não me convenceu. Quais os motivos para liderar o meu cão?
Não esquecemos dessa parte! Existe uma série de motivos para você começar a liderar o seu cão e não ser o chefe dele. Comece mostrando quem está no comando, mas sem abusar do poder, OK? Tudo feito de forma exagerada é prejudicial.
Calma, relaxe e dê tempo ao cão, faça seu pet se sentir amado e jamais, nunca use a força ou violência. Qualquer forma de maltrato aos animais é considerado crime, desde de pequenos atos até aqueles mais horrendos.
Uma breve lista de situações positivas para você liderar o seu cão: elevação na relação entre tutor e cão; mais respeito é adquirido nos passeios, ele ficará mais entretido com os próprios brinquedos esquecendo objetos indevidos e maior controle da ansiedade.