Cão Feliz

Imagine uma vida em que não é possível socializar seja com amigos, colegas, animais etc. É impossível isso para nós humanos, não é mesmo? Então, para os cães esse momento de socialização é ainda mais importante. Apresentar o seu peludo para o mundo ainda sendo um filhote é extremamente necessário e benéfico.

Período social

Esse período vai até por volta dos 90 dias de vida dos filhotes. Por isso, é necessário ter todo esse cuidado, desde o cuidado com a mãe e seus filhotes até o manejo desses filhotes, proporcionando um excelente período neonatal, sendo assim, entramos no período social da vida do cão. É importante que o tutor cuide do cachorro desde dos primeiros dias de vida do pet (respeitando os dias do animal com a mãe e seus irmãos filhotes), para que os próximos dias do cachorro sejam excelentes.

Ofereça o máximo de experiências positivas para o cachorro frente às adversidades, para que o pet cresça com mais segurança, confiante e curioso diante dessas situações. Respeitar e participar desse momento da vida do cão é extremamente importante. Afinal, não queremos um pet sofrendo por falta de socialização, né? Aqui na Cão Feliz você encontra as respostas para ajudar o seu pet.

Ao se dedicar nessa primeira fase da vida do cão e apresentar ele ao mundo, os benefícios duram durante toda a vida do pet, proporcionando uma vida feliz e com bem-estar para o cachorro. Começa da maneira correta faz toda a diferença, para conseguir o sucesso no adestramento do seu cão, para isso vai ser necessário você ser um bom líder desde dos primeiros dias do cão na sua casa. Na nossa matéria sobre “Maneiras de demonstrar liderança sobre o cão” você encontra o passo a passo para ser um bom líder.

Se você já tiver por exemplo gatos, pássaros, hamsters e outros cães em casa, apresente para o seu cachorro filhote, assim ele saberá que esses integrantes da família fazem parte da matilha e poderá conviver com tranquilidade.

Não participei desse primeiro período do meu pet… e agora?

Bom, um cachorro que passa por essa fase sem a devida atenção e cuidados também poderá ser exercitado, todavia, o rendimento será diferente e o tutor terá um pouco mais de trabalho com um cachorro já jovem ou adulto. Deixamos claro que todo cachorro, independente da idade, pode passar por um período de socialização, porém, essa fase é extremamente importante e decisiva na vida do cão, por isso, orientamos para que você participe da vida do cachorro com ele ainda filhote.

Cão Feliz, adotei um cachorro já adulto, ele ainda pode ser socializado?

Sim! Cães que foram adotados já adultos podem ser socializados, adestrados e podem ter uma vida feliz e saudável ao lado dos seus tutores. Ao adotar um pet procure ficar por dentro de todo o histórico de vida do animal e, caso ele for um pet de rua, observe o comportamento do seu cão, para assim tirar conclusões e decida o que é melhor para o cachorro. Aqui na Cão Feliz temos métodos inovadores para adestrar os animais em qualquer fase da vida. Se o seu cachorro só tiver contato com outro cão, por exemplo, isso não significa que o animal conseguirá se dar bem com outros animais ou pessoas. Ao ser mostrado para o mundo é necessário que o cachorro tenha contato com todos os animais domésticos e com humanos.

Socialização ativa

Sempre é importante recompensar o seu pet quando ele começar a entender a socialização ativa, para que ele aprecie o momento. Por exemplo, passar uma tarde no parque brincando com outros animais e pessoas. Nesse período de pandemia em que estamos vivendo, aconselhamos os tutores para que evitem aglomerações, usem máscara, ao passear com o cachorro mantenham uma distância de dois metros entre você e outro tutor que esteja passeando também e ao apresentar seu pet para outros animais fora do convívio do lar deixe os pets brincarem entre eles. O coronavírus não é uma doença que passa dos cães ou gatos para as pessoas. Ao passear com seu cão ele ficará exposto a barulhos como carros, ônibus e motos, quando isso acontecer recompense o seu pet até ele se acostumar com o barulho das ruas, passe segurança, conforto e amor para o cão, assim ele vai se acostumar com a rotina.

Devo recompensar meu pet somente com petiscos? Não! Aconselhamos que você diversifique os petiscos, oferecendo um carinho, afeto, uma palavra de incentivo ou brinquedo. Isso também ajudará bastante o seu cão nesse período de socialização.

Socializando meu filhote – primeiro passo:

1 – Respeite os primeiros dias do animal

Se for comprar ou adotar um cachorro filhote, faça isso somente depois de sessenta dias do animal com a mãe e irmãos. Após esse período comece a socialização do seu pet e ofereça as primeiras doses de imunização para ele de vacinas indispensáveis. Caso você tenha uma cadela que deu à luz em casa, como mencionamos na primeira parte desse texto, acompanhe de perto desde o neonatal do animal até os primeiros dias dele na matilha, respeitando o limite de sessenta dias. Não recomendamos que você compre ou adote um cachorro antes desse período.

Os primeiros dois meses da vida do cão são muito importantes. O cachorro aprenderá a linguagem canina básica. Um filhote que ficou o tempo suficiente perto da mãe e dos irmãos vai conseguir ser treinado com mais facilidade, aceitando melhor as propostas de adestramento.

2- Brincar com cães com bom temperamento

Opte por começar a socialização com cães já equilibrados, que tenham um bom convívio familiar, que sejam pacíficos, que estejam com todas as vacinas em dia e com uma boa saúde. Evite aqueles cães que apenas suportam a presença de outros animais, mas na hora de interagir ficam em sinal de alerta prontos para atacar. Muitas pessoas deixam os cães sozinhos para eles se “resolverem” isso é extremamente prejudicial para ambos. Ao deixar os pets sozinhos pode acontecer brigas, evite o estresse desnecessário!

Escolha um local calmo e sem interferência de outros estímulos (que podem assustar). Deixe-os brincar bastante, até cansar. Fique por perto durante todo o período em que seu cão estará interagindo. Sabemos como os filhotes são cheios de energia, né? Jamais brigue, grite ou agrida seu pet quando ele passar um pouquinho do limite nas brincadeiras, apenas oriente o seu pet da melhor forma possível, mostrando a tão comentada e importante liderança que você deve ter.

3- Recompense seu pet

Não use apenas petiscos, como já mencionamos, ofereça o brinquedo que ele mais gosta, um carinho ou palavra de incentivo sempre que ele acertar um bom comportamento. Mantenha uma distância segura ao passar em ruas com cães latindo no portão, faça uma lista de estímulos para que seu pet se acostume com o barulho da vida urbana.

Tenho gato em casa, como acostumar meu cão?

Comece apresentando o novo membro da família, com calma e mantendo uma certa distância entre os animais. Faça isso aos poucos, colocando no início os pets em lugares separados e conforme os dias passarem você vai aproximando ambos. Ao contrário do que a grande maioria pensa, cães e gatos podem conviver muito bem juntos, como verdadeiros irmãos.

Tenha paciência

Grande parte do sucesso dessa missão vai depender de você. Ter paciência com seu cão é extremamente importante e necessário. Lembre-se ele é apenas um filhote que chegou na sua vida, jamais grite, agrida ou maltrate seu cão de outras formas! O amor, paciência e companheirismo é fundamental para o sucesso de qualquer adestramento que seja.

O adestramento de Cão Feliz pode ajudar você!

A ajuda de adestradores profissionais traz resultados ainda melhores. Aqui na Cão Feliz você encontra os melhores métodos e profissionais para adestrar o seu cão. Entendemos que vários tutores não conseguem manter uma rotina para iniciar o adestramento por causa de trabalho e outros afazeres que são importantes, mas não se preocupe, NÓS PODEMOS AJUDAR! Entre em contato e conheça nossos serviços, temos certeza que o adestramento vai mudar a vida do seu cão e a sua também! Usamos um guia com os tutores para ajudá-los a ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar correto, além de uma planilha que criamos com o passo a passo a ser seguido, assim será possível alcançar os resultados desejados.

Confira também o curso sobre adestrar filhotes  no perfil da @caofelizonline no instagram. Você não vai ficar de fora, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *