Cão Feliz

Ensinar seu cão a fazer as necessidades em uma área designada é benéfico para o pet, você e para a grama em seu quintal, além de tornar a limpeza fácil. Você pode reservar espaços especiais em seu quintal especificamente para seu cão fazer as necessidades. Dar ao seu cão seu próprio espaço no banheiro manterá o resto da área livre de fezes e urina, então você não terá que se preocupar com crianças brincando ou pisando na bagunça do seu cão antes de limpá-la. Você pode adestrar seu cachorro para urinar e defecar em uma área gramada ou em um local dentro de sua casa ou apartamento para evitar caminhadas toda vez que ele sentir vontade de fazê-lo.

 

Essa dor de cabeça não se restringe apenas aos cães filhotes, que ainda estão naquela fase de aprendizado e conhecimento. Pets adultos também podem ter esse hábito de voltar a defecar e urinar por toda casa. Esse comportamento não é agradável, porém, ajudar o seu cachorro a fazer as necessidades no local correto é importante.

Para isso ocorrer exige repetição, petiscos e um pouco de tempo para que ele se acostume com a rotina nova. Planeje uma área específica antes de começar a treinar seu cão e evite mudar este local. Especialmente em sua casa ou apartamento, certifique-se de designar um local especial para o seu cão, para que não tenha acidentes em outros lugares. Se seu cão já foi treinado em casa, ensinar em uma área designada pode exigir um pouco mais de tempo, porque você está pedindo que ele esqueça os velhos hábitos. No entanto, se você tem um filhote que está treinando em casa pela primeira vez, definir suas expectativas com um lugar para seu filhote fazer as necessidades o tempo todo, em vez de ter o controle do quintal ou de casa, será muito mais rápido e fácil.

Cães adultos podem aprender?

Sim, com certeza! Mas será necessário ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo logo no primeiro dia dele na nova casa. Não existe um limite de idade para os cães aprenderem a usar um tapete higiênico (que é mais indicado) ou um jornal, esse aprendizado serve tanto para cães filhotes quanto para adultos e até mesmo para aqueles animais que já são idosos, sim, cães idosos também podem aprender.

Nunca, jamais, esfregue o focinho do seu cão no xixi e cocô, ou dê broncas, saiba que a correção é diferente de agredir o animal. Essas ações podem piorar o quadro e além de tudo não são nada educativas. Quando os cães são censurados com muita veemência acabam ficando com medo de seus donos. Isso é extremamente triste e prejudicial para o cão, podendo fazer com que ele comece a esconder as fezes (ou até mesmo comer o próprio cocô).

Optar por adestrar o seu cão com a ajuda de adestradores profissionais pode trazer resultados ainda melhores

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local correto?

Agora vamos para as dicas! Separamos alguns passos que podem ajudar você nessa tarefa, mas antes de tudo lembre-se: paciência, dedicação e amor para prosseguir. O seu cachorro precisa de você, não desista se no começo parecer uma tarefa muito difícil ou caso você já não consiga resultados rápidos. Como já falamos, esse tipo de treinamento exige repetições e repetições. É interessante também você marcar os horários em que seu cão vai fazer as necessidades, para assim ter um tempo na sua rotina para ajudar seu pet.

Saiba mais como ajudar o seu cachorro:

  • Escolha um local;
  • Leve seu cão ao local;
  • Evite brincadeiras no local;
  • O odor;
  • Recompensas;
  • Evite brigar, gritar, agredir;
  • O cão está aprendendo;
  • Durante o dia.
  1. Escolha um local:

Eleja o ambiente onde vai ser o banheiro do seu dog. As necessidades do seu pet devem ser feitas somente nesse local, sempre higienizado e oposto da caminha, bebedouro e do pote de ração.

  1. Leve seu cão ao local

Leve seu cachorro para o local onde você deixou como banheiro para ele, e use um comando como “ir ao banheiro”. Se o seu cão começar a farejar, recompense-o com elogios, repetindo o comando “vá ao banheiro”. O cachorro precisa ter uma rotina, hora para dormir, comer, fazer xixi e cocô, hora do passeio, hora da brincadeira, tudo precisa ser controlado para o bem do seu cachorro.

  1. Evite brincadeiras no local

Não deixe o cão brincar nesta área, o local é feito unicamente para as necessidades fisiológicas do animal. Deixá-lo brincar pode causar sujeiras desnecessárias, mau comportamento, ele pode entender que naquele ambiente pode tudo, isso acaba agravando a situação ao invés de ajudar.

  1. O odor

O odor das fezes e urina do cão o fará entender que lá é o novo banheiro dele e que deve fazer naquele local, mas mantenha o local limpo, longe de germes e bactérias que podem fazer mal para o animal. A higiene sempre será fundamental para manter o bem-estar .

  1. Recompensas

Quando seu cão acertar, ofereça um petisco ou uma palavra de incentivo. Sempre recompense seu pet, faça festa e carinho. Isso ajuda a reforçar o bom comportamento. No decorrer dos dias o animal vai aprendendo, criando o hábito de ir ao local certo, aprendendo que ali é onde ele deve fazer as necessidades. O tempo varia de pet para pet, alguns demoram semanas para aprender, outros não, mas acima de tudo tenha paciência com o seu cão.

  1. Evite brigar

Quando seu cão errar o local, somente limpe bem e use produtos anti-odores. E não limpe na frente do animal, pois ele pode interpretar como uma forma de você dar atenção para ele. Espere o animal sair do local e aí limpe o ambiente com produtos de limpeza e repelente natural. Jamais grite, brigue ou bata no seu cão. Ao repreender o cachorro de forma errada ele vai ter medo ao invés de segurança, dificultando ainda mais o treinamento. Você não vai querer ter como companhia um animal que tenha medo de você ao invés de carinho, né? Como já mencionamos em outra matéria, para lidar de forma certa com seu cachorro é preciso ser um bom líder, isso já começa nos primeiros dias na casa.

  1. O cão está aprendendo

Independente da raça, tamanho ou temperamento, cada animal vai ter o seu próprio tempo para aprender a fazer o xixi e cocô no lugar certo. Paciência, rotina, persistência, recompensa e muito carinho e amor será necessário para essa jornada ser agradável.

  1. Durante o dia

Quando notar que o cão está com vontade de urinar ou defecar, fique de olho para ver se ele vai ao local correto. Caso ele não vá por conta própria, o guie até o local e se ele fizer certo o recompense. Anote em uma agenda os horários certinhos que ele vai fazer as necessidades, isso ajudará você a manter uma rotina legal de acordo com a sua rotina também.

O adestramento de Cão Feliz pode ajudar você!

A ajuda de adestradores profissionais traz resultados ainda melhores. Aqui na Cão Feliz você encontra os melhores métodos e profissionais para adestrar o seu cão. Entendemos que vários tutores não conseguem manter uma rotina para iniciar o adestramento por causa de trabalho e outros afazeres que são importantes, mas não se preocupe, NÓS PODEMOS AJUDAR! Entre em contato e conheça nossos serviços, temos certeza que o adestramento vai mudar a vida do seu cão e a sua também! Usamos um guia com os tutores para ajudá-los a ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar correto, além de uma planilha que criamos com o passo a passo a ser seguido, assim será possível alcançar os resultados desejados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *