Um estudo nos Estados Unidos estudo concluiu que entre 1,3 a 4,0 bilhões de aves e 6,3 a 22,3 bilhões de mamíferos são mortos anualmente por gatos, tornando-os uma das maiores fontes de mortalidade influenciadas pelo homem para aves e mamíferos no país, o que é normal, afinal eles agem por instinto.
Gatos não são inerentemente vilões, é claro. Eles são animais de estimação amados e por milhares de anos têm sido usados como animais de trabalho para ajudar a controlar ratos que são pragas urbanas e agrícolas. Quando gatos domesticados caçam pássaros selvagens e outros animais selvagens, eles estão simplesmente seguindo seu instinto natural. Ecologicamente, no entanto, o efeito dessa predação é tudo, menos natural e até resultou na extinção da vida selvagem. Como uma espécie importada por humanos em todo o mundo e apoiada por nós em números que superam o de predadores naturais, a predação maciça de gatos sobre a vida selvagem é uma extensão do nosso próprio impacto negativo em nosso meio ambiente. Cabe a nós evitar isso.
Uma coisa que todos nós podemos fazer para ajudar a resolver este problema é manter nossos gatos de estimação dentro de casa. Não só é melhor para a vida selvagem, como também é melhor para nossos gatos. Gatos ao ar livre enfrentam ameaças, carros e doenças e, como resultado, têm vida útil muito menor em comparação com gatos que vivem em um lar. Manter seu gato em casa é benéfico tanto para a vida selvagem quanto para os gatos.
Dito isso, reconhecemos que manter seu gato dentro de casa pode ser mais fácil dizer do que fazer. Transformar um gato ao ar livre em um interior pode ser um desafio, mesmo para naturalistas e donos de animais experientes.
Aqui estão nossas dicas para manter seu gato em casa feliz e saudável.
Um gato cansado é um gato FELIZ!
Gatos são atletas naturais e é muito fácil para um gato doméstico ficar estressado se não conseguir resolver esse excesso de energia. A boa notícia é que não faltam brinquedos que manterão seu gato em movimento. Há brinquedos que se parecem com ratos, brinquedos com penas, brinquedos movidos a bateria com luz e som piscando, brinquedos que se movem, brinquedos em cordas, etc. Tudo o que você precisa para ajudar a manter seu gato ativo e gastando energia com segurança dentro de casa.
Por que os gatos amam caçar animais menores?
A razão pela qual gatos domesticados caçam tantas aves e pequenos mamíferos é que esses animais são a presa natural de seus ancestrais, uma pequena espécie de gato selvagem encontrada em partes da África, Ásia e Europa chamadas de gatos selvagens (Felis Silvestris). Mesmo gatos de estimação bem alimentados ainda mantêm a atração natural do gato selvagem por animais pequenos. Você pode satisfazer esse interesse montando prateleiras perto da janela da sua casa, ajudando o seu felino a observar outros animais (eles adoram). Seu gato de estimação terá horas de prazer e a vida selvagem estará segura.
Deixe o seu gato ir caçar
Gatos são animais muito curiosos. Se um gato *indoor não tem estimulação suficiente dentro de casa ele vai ficar entediado e tentar sair. Além dos brinquedos, você pode ajudar seu gato a exercitar seu instinto natural de caça, escondendo seus petiscos favoritos pela casa. Congele petiscos em cubos de gelo ou use quebra-cabeças especiais para gatos e brinquedos que fazem seu gato trabalhar para extrair sua recompensa para oferecer horas de estimulação mental. Estas são as mesmas táticas de enriquecimento usadas para manter leões, tigres e outros predadores em boas condições mentais e físicas em zoológicos.
Tenha uma amigo para o seu gato
Poucos de nós podem estar em casa o dia todo para amar e fazer companhia para os nossos gatos, então considere ter um segundo gato como companheiro. Ter um amigo para correr e brincar pode ser um longo caminho para manter gatos domésticos felizes e estimulados. Você pode conseguir um novo amigo para o seu felino através da adoção responsável em abrigos confiáveis.
Use Catnip
Catnip é uma planta da família da hortelã (Nepeta cataria) que contém um óleo natural chamado nepetalactone que tem um efeito único sobre gatos. Quando inalado, a nepetalactona é interpretada pelo sistema olfativo felino como um feromônio natural do gato. Quando os gatos esfregam ou mastigam catnip, ele produz uma leve sensação natural que é ao mesmo tempo inofensiva e temporária, mas que é prazerosa para os gatos. Nem todos os gatos são afetados pelo catnip, e não tem efeito em gatinhos com menos de seis meses de idade, mas se o seu gato responder a ele, pode ser mais uma ferramenta para ajudar a manter seu gato *indoor estimulado e feliz. Catnip vem em forma seca para encher sachês ou brinquedos especiais de gato, bem como em forma de spray para brinquedos ou camas de gato. Você pode cultivar plantas de catnip em vasos em uma janela ensolarada para o seu gatinho também. Tudo com moderação, certo?
Você deixa o seu gato escalar?
Gatos selvagens são alpinistas naturais, perseguindo presas nas árvores e procurando lugares altos quando assustados. Seu gato de estimação mantém os mesmos instintos dos gatos selvagens. As cat trees são uma maneira testada e verdadeira de permitir que seu gato exerça sua vontade de subir, e elas vêm em todas as formas e tamanhos para se adequar ao seu espaço e decoração. Você pode também optar por construir o seu próprio. Leve-o para o próximo nível adicionando “prateleiras de gato” em toda a sua casa para aproveitar o espaço vertical para seus membros da família felina. Pode ser tão simples quanto algumas prateleiras flutuantes montadas na parede ou mais “passarelas” envolvidas que ocupam salas inteiras. De qualquer forma, as prateleiras de gatos permitirão que seu gatinho se levante e vá a lugares que só os gatos podem ir.
Sim, você pode passear com o seu gato!
Pode parecer loucura e ser objeto de vídeos hilários no YouTube, mas acredite ou não, é possível treinar seu gato para andar em uma coleira. Se você deseja deixar seu gato lá fora, esta é a maneira mais responsável de fazê-lo. É mais fácil começar a treinar seu gato quando é apenas um filhotinho, mas mesmo gatos mais velhos podem aprender.
Comece por treinar seu gato usando coleiras por curtos períodos de tempo dentro de casa, depois passe a prender a coleira e recompense o gato com petiscos quando ele andar com você. Nunca puxe a coleira. Uma vez que o gato está confortável com o arreio e a coleira, é hora de experimentá-lo fora de casa. Comece devagar, com apenas viagens curtas e aumente gradualmente o comprimento das caminhadas à medida que seu gato fica mais confortável. Se for um grande desafio para você, trabalhe com um adestrador profissional. Lembre-se, a ideia de passear com cães em coleiras parecia estranha, mas agora é o padrão. Podemos fazer o mesmo com gatos.
Porém ao passear com seu gato, procure horários e locais que não tenha a presença de cães ou outros animais. Assim o seu bichano vai conseguir ficar mais à vontade com o passeio.
Construa um Catio
Outra maneira de dar um pouco de ar fresco ao seu gatinho é instalar um “catio”. Um catio é uma estrutura fechada que você pode instalar em seu quintal ou em um pátio para dar ao seu gato algum tempo fora sem ter que colocá-lo em uma coleira. Pense nisso como um parquinho, ou a versão gato de uma corrida de cachorro ao ar livre. Você pode contratar um profissional para construir um, ou apenas fazê-lo você mesmo.
Ame seu gato!
Este último é simples. Você ama seu gato, e esse amor pode ser a ferramenta mais poderosa que você tem para mantê-lo feliz. Ao contrário de seus ancestrais selvagens, gatos domesticados anseiam por atenção humana. Muitas vezes, a maneira mais eficaz de manter seu gato *indoor feliz é apenas prestar atenção a ele. Aconchegue seu gato, acaricie seu gato, e brinque com seu gato todos os dias. Você ficará surpreso com o quão longe um pouco da sua atenção pode garantir o bem-estar do seu gato *indoor.
Significado da palavra indoor: criação indoor – significa manter os gatos dentro de casa, sem acesso livre à rua
O adestramento de Cão Feliz pode ajudar você!
A ajuda de adestradores profissionais traz resultados ainda melhores. Aqui na Cão Feliz você encontra os melhores métodos e profissionais para adestrar o seu cão. Entendemos que vários tutores não conseguem manter uma rotina para iniciar o adestramento por causa de trabalho e outros afazeres que são importantes, mas não se preocupe, NÓS PODEMOS AJUDAR! Entre em contato e conheça nossos serviços, temos certeza que o adestramento vai mudar a vida do seu cão e a sua também! Usamos um guia com os tutores para ajudá-los a ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar correto, além de uma planilha que criamos com o passo a passo a ser seguido, assim será possível alcançar os resultados desejados.