Atualmente, a grande maioria da população de cidades urbanas médias e grandes vivem em apartamentos. Além de influenciar no seu estilo de vida, as informações sobre o tipo de raça que você vai querer é fundamental na hora de decidir adotar um cachorro para compartilhar o dia a dia. Afinal de contas, é importante também pensar no lado dos cachorros que precisam de espaço para se desenvolver a nível físico e cognitivo.

Se seu cão chora muito, late por qualquer sinal de ruído, fica inquieto e entediado ou até depressivo poderá ser mais difícil caso queira morar em um apartamento. Escolher um cão que se adapte ao seu ambiente, aos costumes e estilos de vida de seus donos pode não ser uma tarefa tão fácil, uma má escolha afetará tanto o tutor quanto o próprio animal.
Com pouco espaço ou muito espaço, caminhando pouco ou com necessidade de fazer uma atividade maior, a verdade é que todos os cachorros precisam se exercitar, para a saúde física, psicológica e emocional. E no fim das contas qual é o cão que não gosta de explorar os ambientes e visitar áreas verdes por aí? Pensando em tudo isso, vamos conferir as raças ideais para aqueles que moram em apartamentos!
Melhores cães para apartamento:
• Bulldog Francês: Um cachorro alegre, companheiro e brincalhão. Por ser tranquilo e quieto, é uma raça para apartamento muito recomendado.
• Chihuahua: Um cão de companhia esperto e cheio de vida. É muito fiel ao seu dono e se adapta a um apartamento pequeno facilmente, por pesar de 1,5 kg a 3 kg. Ótima opção na lista dos cães para apartamento.
• Jack Russel Terrier: Quem tem um Jack Russel Terrier tem um grande amigo. Como todo bom terrier, ele é genioso. Então o dono tem que ter personalidade forte também e paciência para mantê-lo na linha. Para liberar a energia, precisa fazer atividade física, passeios frequentes e costuma ter mais pique do que o dono.
• Lhasa Apso: Alegre, corajoso e genioso, o Lhasa Apso é muito seguro de si. É desconfiado com estranhos de início, mas pode ser muito carinhoso.
• Pastor de Shetland: O Pastor de Shetland é muito meigo e afetuoso. É inteligente e parece uma miniatura de Collie. Essa raça é carinhosamente apelidada de Sheltie, ele é muito ligado ao seu dono.
• Poodle Toy: O Poodle Toy entende bem o recado quando o assunto é adestramento. Além de esperto, é muito fiel ao dono e um excelente cachorro de companhia.
• Shih-Tzu: Sempre alerta, é um cão temperamental, porém carinhoso e dócil. É mais tolerante com crianças, outros cachorros e novas visitas. Por ser bastante independente, tende a se comportar bem sozinho na ausência dos donos, embora não sejam raros os casos em que tende a ficar carente quando exposto a essas condições.
• SpiDtz Alemão Anão e Spitz Japonês: Duas raças que também são treinadas sem grandes dificuldades. Para eles, o adestramento é uma grande brincadeira. O Spitz é ativo, inteligente e muito leal ao dono, além de possuir doses extras de curiosidade. Se você mora em regiões muito frias, ele é ideal, pois tem grande resistência a baixas temperaturas.
• West Highland White Terrier: Também bastante curioso, o apelidado de Westie é amigável ao mesmo tempo em que é corajoso e tem forte personalidade.
• Yorkshire Terrier: Cheios de vida, são muito alegres e inteligentes. Podem pesar pouco mais de 3 kg. É amoroso e adora brincar.
• Cavalier King Charles Spaniel: Dócil, alegre e bem educado, estes são ótimos companheirinhos para quem vive em apartamento. O problema é que, no Brasil, eles são raros.
• Maltês: Eles também são pequeninos e se dão muito bem em apartamentos. Mas, é preciso ficar atento porque eles costumam ter a saúde frágil.
• Poodle Toy: Assim como os toys, eles soltam pouquíssimos pelos.
• Dachshund: Embora vivam tranquilamente em apartamentos, a verdade é que eles precisam de passeios frequentes. A desvantagem da raça são os problemas de coluna, que podem fazer os bichinhos sofrerem e podem exigir tratamentos dispendiosos.
• Cocker Spaniel: Eles são lindos, amáveis e bastante companheiros de seus donos. Eles precisam sempre de tosa, mas de forma geral não costuma dar muitos outros trabalhos.
• Schnauzer: O schnauzers são bastante inteligentes e companheiros. O problema é que eles costuma latir demais, e isso pode ser um problema em condomínios.

O tutor nunca deve esquecer que o comportamento de um cachorro não é determinado somente pela sua raça e herança genética. Um bom comportamento dependerá fundamentalmente da educação e do ambiente proporcionados pelos seus tutores. Por isso, todos os cães precisam ser corretamente socializados e educados, independente da raça e do tamanho da casa.
Se você quer um cachorro obediente e equilibrado, que não lata muito quando está sozinho e não destrua os móveis da casa, você não pode se guiar apenas pela raça ou pelo tamanho. Será preciso um bom adestramento na sua educação e socialização desde filhote e proporcionar um ambiente enriquecido onde o seu peludo possa brincar.
Como adestrar um cachorro?
Para adestrar o seu cachorro é necessário que entenda algumas coisas. Ao invés de punir, trabalhe com a recompensa pelo que ele fez corretamente, nunca esqueça de oferecer carinho e ser firme quando for necessário.
Ensine ele os comandos básicos, como:
• Sentar;
• Dar a pata;
• Deitar;
• Rolar;
• Ensine o cão a fazer as necessidades no local adequado;
• Comer no local ideal.

Seu cão equilibrado e feliz com o melhor adestramento! Conheça os nossos serviços e tenha uma relação ainda melhor com o seu pet. Entre em contato com o nosso atendimento para mais informações.