(65)4042-1055 |atendimento@caofeliz.com
Português France Italian English Spanish

Tudo sobre o grupo de cães Hounds

Tudo sobre o grupo de cães Hounds


Acredita-se que os hounds formem o grupo mais antigo de cães criados para ajudar os seres humanos. Esqueletos de cachorros parecidos com basenjis foram encontrados em antigas escavações ao lado de humanos primitivos, e paredes de tumbas do Egito antigo estão cheios de desenhos de cães que lembram galgos ingleses e cães do faraó. Os hounds são caçadores e perseguem suas presas, geralmente mamíferos, usando a visão, o olfato ou uma combinação dos dois.

Acredita-se que os hounds formem o grupo mais antigo de cães criados para ajudar os seres humanos. Esqueletos de cachorros parecidos com basenjis foram encontrados em antigas escavações ao lado de humanos primitivos, e paredes de tumbas do Egito antigo estão cheios de desenhos de cães que lembram galgos ingleses e cães do faraó. Os hounds são caçadores e perseguem suas presas, geralmente mamíferos, usando a visão, o olfato ou uma combinação dos dois.

FOCINHO-UMA FERRAMENTA PODEROSA
A família dos hounds farejadores inclui o basset hound, o beagle, o coohound, o bloodhound, o dachshund, o foxhound americano e o inglês, o harrier e o otterhound. O focinho é tudo para esses cães. Acredita-se que as rugas da face de cães como o bloodhound ajudam a manter perto do focinho o cheiro do qual estão tentando se aproximar, e as orelhas longas e caídas impedem que sejam distraídos por barulhos quando estão na caça. Alguns deles, como o dachshund e o beagle, têm pernas mais curtas, o que os ajuda a mantê-los próximos do chão. Geralmente, gostam de caçar em grupos. Todos os cães ficam focados em sua busca pela presa, a cooperação e coordenação existente dentro da matilha é o segredo. Se seu cão é um hound de raça pura, então é melhor satisfazer a necessidade que ele tem de usar seu poderoso focinho para um objetivo específico.

 

 

O basset hound não é o cão ideal para correr com seus tutores, mas é ótimo com carinhos. Esse cão originário da França, foi criado para caça e possui um ótimo faro. Em questão de saúde o basset pode sofrer com obesidade e consequentemente problemas na coluna. Deve-se ter cuidado com as dobrinhas do animal e evitar que sua pelagem fique úmida devido ao risco de dermatites.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa raça leal e apaixonada, o coonhound geralmente é extrovertido e amigável. Ele foi treinado para viver de maneira independente, então o seu tutor pode encontrar alguns desafios com o treinamento. Esse cão desenvolvido no sul dos EUA, ele é um ótimo caçador que consegue encontrar coisas grandes e pequenas.

Os amados beagles agitados, extrovertidos e comilões. Essa raça cheia de amor e com carinha de pidão, foi criado com o intuito de ser um caçador. Eles têm uma ótima disposição e são ótimos para viagens com essa disposição não é tão difícil mantê-lo saudável com exercícios, mas preciso cuidar de sua teimosia. Ele costuma ter tendência a obesidade, então é de grande importância uma alimentação balanceada. 

 

dachshund, também conhecido como salsichas, são donos de grande coragem e curiosidade. Essa raça oriunda da Alemanha tem uma condição física boa, são agitados e gostam de caçar por muito tempo, o que facilita e muito o cuidado com o peso.

foxhound americano, oriundo da Europa e exportado para os Estados Unidos, possui uma pelagem curta e lisa. Ele é um cachorro saudável e resistente podendo passar horas em uma atividade física sem cansar, suas orelhas grandes podem ser propensas às otites. Conseguem ser muitos leais aos seus tutores, são bastante inteligentes e obedientes.

COMO SATISFAZER HOUNDS ORIENTADOS PELO OLFATO

Depois que você satisfizer as necessidades de atividades e de disciplina do cão, o jogo do “fugitivo”, é um exercício ideal para oferecer um desafio à raça. Em vez de permitir que o cão cheire todos os postes, árvores, grama, etc, durante o passeio, pegue peças de roupa com o cheiro das pessoas de sua família e mostre-as a ele. Depois, coloque cada uma delas em diversos pontos ao longo do caminho. Pode fazer esse exercício em alguma rua perto da sua casa, e até mesmo dentro de seu terreno. Recompense seu cão sempre que ele encontrar uma peça de roupa. Esse exercício é um desafio físico e psicológico ao cão. Até porque, encontrar um cheiro e ignorar todos os outros é uma tarefa que requer bastante concentração. E, quanto mais seu cão se concentrar em algo que você pode que ele faça, mais energia ele gasta. Os cães de energia alta podem fazer o mesmo exercício com algum peso nas costas, como por exemplo, uma mochila. Isso dificulta ainda mais o exercício.

COMO SATISFAZER HOUNDS ORIENTADOS PELA VISÃO

Entre os hounds que utilizam mais a visão, estão o afghan hound ou galgo afegão, o basenji, o borzói, o galgo inglês, o ibizan hound ou podengo ibicenco, o wolfhound irlândes, o saluki, o deerhound escocês e o whippet. Diferentemente dos hounds orientados pelo olfato, que foram criados para farejar presas em áreas de mata, os hounds orientados pela visão provavelmente caçam em áreas mais abertas, como desertos, planícies e savanas, onde conseguiam enxergar a maiores distâncias. Esses cães são muito antigos. Os criadores trabalharam para refinar sua velocidade e suas habilidades de caça e captura. São atletas incríveis, e o mais rápido entre eles, o galgo inglês, pode correr até 70 km/h. Como o impulso de capturar a presa é enorme, pode ser difícil levar um hound orientado pela visão de volta para casa se por acaso ele escapar no meio da caminhada para correr atrás de algum animal, como gato. É o movimento da presa fugindo, e não o odor do sangue, que o atrai. Por terem sidos criados ao longo dos tempos para caçar em matilhas, costumam se socializar bem com outros cães.


É claro que grandes caçadores precisam de alto nível de energia, e a maioria dos hounds orientados pela visão precisa de um tempo, todos os dias, para ficar solto e correr. Além disso, se você pegar seu hound para passear, usando patins ou bicicleta, pode ajudar você a gastar energia do seu cão. Outro exercício para os hounds orientados pela visão, é o chamado “lure coursing” que traduzindo o sentido quer dizer “jogo de isca”. É um esporte que utiliza um equipamento mecânico para puxar uma isca, a qual o cão deve perseguir. O lure coursing usa como isca desde pele sintética até sacos de lixo brancos, movimentados ao longo de uma linha ou corda por roldanas e um motor. Se você conhece alguém que entenda de mecânica, pode fazer algo parecido no seu quintal.


Com os dois tipos de hounds, é importante lembrar que o instinto de caça pode ser poderoso, e o principal é que ele seja regulado pelo líder da matilha o tempo todo. As caçadas são esforços coordenados, com começos e términos bem definidos. Se você procurar satisfazer as necessidades do seu cão que faz parte do grupo dos hounds, isso mostra que você é o líder da matilha, que está sempre no comando.