(65)4042-1055 |atendimento@caofeliz.com
Português France Italian English Spanish

Primeiros passos para educar um Yorkshire

Primeiros passos para educar um Yorkshire


O Yokshire Terrier é um cachorro de pequeno porte que possui muita força de vontade e o temperamento de um cachorro grande. Esse pet possui muita inteligência, porém alguns deles aprendem mais rápido e outros mais lentamente. Apesar de ser muito brincalhão, essa raça também ajuda na proteção, apontando para a presença de pessoas estranhas dentro da residência. Além disso, podem detectar barulhos estranhos.

O Yokshire Terrier é um cachorro de pequeno porte que possui muita força de vontade e o temperamento de um cachorro grande. Esse pet possui muita inteligência, porém alguns deles aprendem mais rápido e outros mais lentamente. Sua origem vem da Grã Bretanha, que foi de longe como uma raça de caçadores para controlar determinadas pragas, foi concebida para ser mimada e paparicada, o que levou a muitos preconceitos em relação a cães desta raça, que muitas vezes não têm a educação adequada.

O adestramento é de grande importância para este cachorro. O ideal para ele é ser treinado desde filhote, nesse período sua teimosia não está totalmente desenvolvida o que facilita e muito adestramento do seu pet para que ele venha entender os momentos ideais de cada coisa.

Apesar de ser muito brincalhão, essa raça também ajuda na proteção, apontando para a presença de pessoas estranhas dentro da residência. Além disso, podem detectar barulhos estranhos.

Em muitos casos, é comum que o próprio dono não perceba o temperamento dominante do Yorkshire, já que ele aparentemente é dócil e muito carinhoso. Por isso, acaba escondendo seu verdadeiro comportamento dominante sem dificuldades. 

 

Cuidados com a higiene

O yorkshire terrier é um cão que precisa de cuidados especiais quando se fala de higiene. Deve ser fixada uma rotina de banho a cada duas vezes na semana. Porém, isso varia bastante conforme o estilo de vida do cão, sendo assim uma recomendação para promover o bem-estar do cão.

Cuidados com a pelagem são extremamente importantes. Outra zona que não deve ser descuidada é a região perianal. O pelo desta zona precisa ser cortado para que as fezes não fiquem grudadas na pelagem, acarretando problemas. 

Nós no pelo e remelas

A pelagem dos yorkshire é comprida, sendo recomendável que o tutor use um condicionador depois do uso do shampoo para evitar nós. O pelo do cachorro precisa ser seco com secador, deve se fazer a escovação de forma simultânea. Jamais esqueça que a pelagem do yorkshire precisa ser escovada no mínimo duas vezes por semana. Se o pelo do cachorro enrola com uma grande frequência pode se considerar cortes de pelos diferentes para o cão, veja opções com seu tosador.

O yorkshire tem tendência em desenvolver remelas. O tutor precisa de cuidado no momento de removê-las. Jamais deve arrancar as remelas fora, o que deve ser feito é umedecê-las para amaciá-las e assim conseguir tira-las com facilidade, evitando problemas em machucar o cachorro.

Orelhas do Yorkshire Terrier

As orelhas do yorkshire precisam ser tosadas para pesar menos, em algumas ocasiões os cães não conseguem levantar as orelhas. Dentro das orelhas do yorkshire tem um pelo que precisa ser tirado, seguindo as recomendações do médico veterinário para promover a saúde e o bem-estar do cão. Não tente fazer por conta própria, leve o seu yorkshire com certa frequência ao pet shop e clínica veterinária.

 

 

 

 

 

 

O temperamento do Yorkshire Terrier

  • É um cachorro cheio de energia que a manifesta saltando, ladrando, agitando-se continuamente, etc. O dono deve ajudar a canalizar esta energia de forma produtiva para evitar ter um cachorro histérico e ansioso.

  • A sua natureza não é submissa nem obediente, uma vez que possui um forte instinto territorial.

  • Trata-se de um cachorro verdadeiramente inteligente e que possui uma excelente memória.

  • É doce e carinhoso, no entanto, também é muito exigente com seu dono.

  • Tem um extraordinário sistema auditivo faz dele um dos melhores cães de guarda.

  • É um cachorro caseiro e familiar, tanto que percebe claramente qualquer mudança de rotina.

  • É um cachorro caprichoso, assim para o educar é preciso não o mimar.

  • Não devemos mimá-lo em excesso, ele precisa de afeto, mas não tanto como pode precisar um bebê.

  • Não devemos ceder perante ele quando simplesmente nos pede carinho.

Tenha em conta que com um Yorkshire é de grande importância marcar claramente os limites e não ceder uma vez que estes se tiverem definido.

O que é o adestramento

O adestramento consiste no treinamento, visando algum resultado específico. Ao adestrar um cachorro, ele passa a demonstrar comportamentos que são esperados, como a obediência. Dessa forma, o adestramento é uma importante ferramenta, que garante que o cão se torne mais concentrado, mais obediente e consiga se comportar da melhor maneira possível. É durante o adestramento que o dono ou adestrador ensina comandos básicos ao animal, como se sentar, ficar, rolar e dar a patinha.

Adestramento

Com um treino de 10 a 20 minutos por dia e com paciência, você pode treinar seu Yorkshire com algumas regras. Assim, você pode ter em casa um cão educado.

  • Não se preocupe caso seu cão seja lento no aprendizado, é preciso ter paciência para repetir os mesmos exercícios em diversas ocasiões. 

  • Por conta do tamanho diminuto dos yorkshires, é preciso utilizar uma guia leve que não fique presa na coleira do cão para não machucá-lo. 

  • Quanto mais cedo você despertar a atenção do cão, melhor.

  • Toda vez que o seu cão obedecer ao comando que você ensinar, você deve dar atenção, carinho e um agrado a ele, para reforçar o comportamento obediente.Os cães respondem bem ao treinamento de recompensas. A ideia é recompensar imediatamente o bom comportamento.

  • Por mais que punir o comportamento ruim seja comum aos humanos, isto não funciona com os cães.

  • É preciso definir limites claros sobre o que o cão pode ou não fazer. Escolha o ponto onde deseja que o cão faça as necessidades e ajude-o a associá-lo com a ida ao "banheiro". Os cães adultos costumam se aliviar uma vez por hora, após dormir e após comer.

  • Ensine o cão a chacoalhar 

  • Ensine o cão a rolar.

  • Ao fim do treinamento, faça com que todos na casa utilizem comandos idênticos para evitar que o cão fique confuso.  o seu comportamento deve ser reforçado também durante a etapa adulta, para assim conseguir manter o equilíbrio com o Yorkshire.

É importante que o habitue de forma progressiva, desta forma poderá desfrutar dos passeios plenamente, uma vez que conseguirá adestrar o Yorkshire.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evitar ingestões perigosas

É muito importante adestrar o seu Yorkshire para evitar qualquer ingestão acidental que possa ser prejudicial para ele, uma vez que se trata de um cachorro muito ativo e energético.