(65)4042-1055 |atendimento@caofeliz.com
Português France Italian English Spanish

Shih-Tzu - Principais características comportamentais

Shih-Tzu - Principais características comportamentais


O país de origem dos Shih-Tzus é o Tibete. Eles foram criados para servir de companhia e para alertar sua família caso percebam algo de errado. Até o início do século XX, esse cãozinho não era conhecido fora da China. A Segunda Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento da raça na Inglaterra, porém, manteve-se viva. E em 1969 o American Kennel Club passou a reconhecer o Shih-Tzu como uma raça oficial. Hoje, esses incríveis cães são conhecidos por sua lealdade, gentileza e alegria.

Origem 
O país de origem dos Shih Tzus é o Tibete. Eles foram criados para servir de companhia e para alertar sua família caso percebam algo de errado. Até o início do século XX, esse cãozinho não era conhecido fora da China. A Segunda Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento da raça na Inglaterra, porém, manteve-se viva. E em 1969 o American Kennel Club passou a reconhecer o Shih Tzu como uma raça oficial. Hoje, esses incríveis cães são conhecidos por sua lealdade, gentileza e alegria. 

Condição física 
O Shih Tzu tem o focinho achatado, o que pode prejudicar a respiração em atividades físicas com movimentações mais intensas. Nos dias de calor, frio e com muita umidade, esse problema tende a piorar e deixar o animal ainda mais sensível. Ele também é frágil e não possui muita força muscular. Sua expectativa de vida é geralmente de 13 anos medindo 30 centímetros e tendo o peso de 10kg. 

Características físicas 
Ele tem pequeno porte e uma estrutura corporal mais robusta e levemente comprida. Com cabeça e cauda empinadas, sua pelagem longa e densa na parte de cima e seus olhos grandes conseguem conquistar qualquer um. Para quem procura um colega canino cheio de alegria e extrovertido, esse cão é perfeito. Os futuros criadores de Shih Tzu devem saber que ele adora ser pego no colo e se apega facilmente à família. Ele pode ser bem teimoso no período de treinamento, mas é de extrema importância que a família continue o processo. Trata-se de um cão com sentido de alerta mais aguçado, isso significa que ele vai latir muito e por diferentes razões. 

Treinamento 
Treinar um cachorro da raça Shih Tzu para aceitar comandos é muito útil. Isso permite que o cão tenha boas maneiras quando as pessoas vem para visitar, enquanto você está jantando, e muito mais. Tal como acontece com a maioria dos comandos de obediência, ensinar um cão da raça Shih Tzu exige muita paciência, tempo e repetições contínuas. Vale lembrar também que esses cães mais velhos podem exigir mais paciência e repetições do que cães mais novos. Um passo a passo para qualquer treinamento pode ser bem útil, seja qual caso for, para o melhor treinamento. Ensinar o cachorroa outros comandos é mais fácil se o seu melhor amigo já sabe como se sentar. Pode não parecer, mas é um dos comandos mais complexos para se ensinar a um cão Shih Tzu, e que vai exigir total atenção e orientação para a ação. Dessa forma, você garante que o cãozinho irá seguir às instruções para outros comandos com mais facilidade. Pode demorar um pouco, mas todo treinamento exige paciência. Se você não consegue treinar seu cão, não há problema algum em procurar um adestrador ou centro de treinamento. A partir do momento que seu pet aprender a sentar, é hora de passar para os próximos passos.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados com seu Shih Tzu 
O Shih Tzu filhote deve ser vacinado, vermifugado, receber remédio contra pulgas e carrapatos, e fazer visitas periódicas ao veterinário. O filhote, está em desenvolvimento e precisa de uma alimentação específica para crescer forte e saudável. Respeite sempre a quantidade de alimento indicada na embalagem e evite a obesidade. O animal deve ser escovado diariamente para eliminar nós e pelos mortos. O banho também é importante e deve ser feito com produtos desenvolvidos para seu tipo de pelagem e cor. Além do shampoo, o Shih Tzu, precisa do uso de condicionadores e hidratantes para manter a pelagem sempre vibrante. O cão só deve frequentar o petshop após as vacinas e a liberação do médico veterinário. 

Como brincar com o Shih-Tzu 
Cachorros em qualquer fase da vida sentem muita necessidade de brincarem com seus donos. Sempre que você pegar o Shih-Tzu brincando com algo que não seja os brinquedos dele, diga não, e lhe apresente um brinquedo com o qual ele saiba brincar. Assim, você verá o quanto ele ficará feliz por não ter levado uma bronca e ao mesmo tempo aprenderá que tem que brincar com seus próprios brinquedos e não com as suas coisas. Todo o Shih Tzu precisa de algum tipo de brinquedo para reduzir o tédio, queimar alguma energia em excesso e ter também estímulo físico e mental. Todos os filhotes  mordem tanto para brincar quanto para aliviar o incômodo que o nascimento e troca dos dentes provocam na gengiva. Observando uma ninhada de Shih Tzu brincando de morder é notório os filhotes gostam de brincar mordendo e assim eles também irão fazer conosco. 

 

Três tipos de brincadeira para você fazer com seu pet

° Atirar a bolinha para ele ir buscar: começaremos com a mais famosa das brincadeiras e que continua sendo muito divertida para seu filhote ou cão em qualquer idade. 

° Cabo de guerra: apesar de ser uma brincadeira bastante gostosa e prática de fazer, exige alguns cuidados com a força, para não machucar os dentinhos sensíveis do seu filhote e, também, brincar de maneira carinhosa, para não incentivar um comportamento agressivo. 

° Esconde-esconde: muito comum na infância, é diversão garantida quando feita com seu melhor amigo! Se esconda e fique chamando-o, para que ele te encontre apenas seguindo sua voz.  

° Para a raça Shit Zu, o ideal são passeios regulares, pelo menos 3x na semana, por no máximo 30 minutos.

 

Você precisa de ajuda para adestrar o seu Shih Tzu? Nós podemos ajudar! Aqui na Cão Feliz ajudamos na relação entre os tutores e seus cães. Entre em contato com o nosso atendimento para mais informações.