(65)4042-1055 |atendimento@caofeliz.com
Português France Italian English Spanish

Cães fazendo xixi e cocô em locais errados - Entenda os motivos e como agir diante dessa situação

Cães fazendo xixi e cocô em locais errados - Entenda os motivos e como agir diante dessa situação


Muitos tutores encontram grandes dificuldades quando um pet novo chega em casa e ainda não sabe fazer Xixi e cocô no lugar correto, porém, vale lembrar que os cães não sabem exatamente como funciona o ritual do banheiro das nossas casas e vão precisar de orientação para acertar.

 

Muitos tutores encontram grandes dificuldades quando um pet novo chega em casa e ainda não sabe fazer Xixi e cocô no lugar correto, porém, vale lembrar que os cães não sabem exatamente como funciona o ritual do banheiro das nossas casas, e vão precisar de orientação para acertar.

Infelizmente algumas pessoas acabam brigando, esfregando o focinho do pet nas fezes ou no xixi, batendo… Essas práticas
precisam ser abolidas. A orientação é não brigar, não bater apenas limpar e remover todo o odor, pois os cães voltam a fazer as necessidades onde encontram o cheiro delas.

Observe sempre o comportamento do seu cão. As vezes ele fica propenso a fazer xixi em qualquer lugar, a qualquer hora, devido à algumas doenças como cistite ou a diabetes.

Motivos que podem levar o seu cão a fazer coco e xixi no lugar errado:

Idas até o banheiro;

Quando um pet não é levado com frequência para fazer xixi e cocô no lugar correto, principalmente os filhotes, eles acabam não conseguindo segurar por muito tempo.

É importante que no começo os donos dos cães os levem várias vezes até a área destinada para que possam fazer as necessidades. O melhor horário é levar logo após que comer, pela manhã quando acordam ou quando já ficaram um certo período sem fazer xixi.


Escolha do local

Os cães não fazem suas necessidades perto de onde comem e dormem. É aconselhável para o tutor procurar um local distante, para o bem-estar do pet.

Para aqueles que têm filhotes que não conseguem segurar por muito tempo o xixi e cocô, manter o local não muito longe do seu cão é essencial. No início, para evitar acidentes, deixe disponível para o pet mais de um local para ele fazer as suas necessidades.

Área pequena

Em algumas vezes, os cães, chegam até o local para fazer suas necessidades mas acabam fazendo fora do lugar correto. Isso acontece pela área estipulada para o banheiro do cão ser muito pequena. É preciso considerar que o ambiente em que o pet vai usar como banheiro precisa ser grande, para ocachorro ficar confortável. Cobrir uma área ainda maior para o banheiro do pet é uma ótima solução.

Falta de Higiene

Manter o ambiente limpo para o cão evita que ele faça cocô e xixi em outros locais. Assim como os humanos, os cães também gostam de um ambiente tranquilo e limpo para fazer as suas necessidades.

Comportamento e saúde

Dependendo de alguns casos, os cães fazem xixi no lugar errado por problemas comportamentais como demarcação de território, ansiedade, excesso de submissão, ou problemas de saúde. Para ajudar o cão é fundamental que ele tenha um horário certo para alimentação, por exemplo, se o tutor constuma alimentar o seu cão as (7:00h) da manhã quando for (10:00h) o cachorro já pode ser encaminhado para o banheiro.

Ao notar qualquer comportamento anormal do cão é preciso que o tutor entre em contato com o médico veterinário para uma avaliação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cocô e xixi fora de casa

Alguns donos de cães tem o costume de levar o pet para fora de casa quando está na hora das suas necessidades, esse hábito pode ser ruim para o cachorro, pois quando o tutor não conseguir cumprir exatamente aquele horário o cão vai acabar segurando por muito tempo, o que pode gerar algumas complicações de saúde obrigando o pet a fazer no lugar errado.

Cães são animais inteligentes e quando começam praticar as coisas pegam com muita facilidade aquele hábito. Por isso, por mais que o tutor prefira que o seu cachorro faça as necessidades na rua, é importante também oferecer banheiros em casa.

Ensinando do jeito certo

A melhor maneira para o tutor ensinar o cão a ter um bom comportamento e fazer suas necessidades no local correto é recompensando-o quando ele fizer da forma esperada, com muito amor, carinho e paciência. Fazer tudo com bastante tranquilidade, de forma controlada evita que o pet tenha o efeito reverso do esperado.

Quando um cão é recompensado por algo que fizer, ele associa esse comportamento a algo agradável e irá repetir a ação esperando uma recompensa. Independente do comportamento do cão não é necessário brigar por um erro que ele cometeu, bater, gritar, etc. Esse comportamento humano deve ser evitado para uma boa convivência entre tutor e cão.

Nós podemos ajudar!

Aqui na cão feliz os tutores conseguem ajudar os cães a fazer as suas necessidades nos locais corretos através do nosso guia que contém um passo a passo. Se você precisa de ajuda com o seu cão entre em contato consoco.